quinta-feira, 16 de junho de 2011

Parque dos dinossauros


Título original: Jurassic Park
Lançamento: 1993 (EUA)
Direção: Steven Spielberg
Atores: Sam Neill, Laura Dern, Jeff Goldblum , Richard Attenborough.
Duração: 101 min
Gênero: Aventura

Estava eu procurando um streaming de Friends no Justin.tv (que, aliás, recomendo a todos. Se a conexão for boa, a transmissão fica igual a de TV, e se a qualidade do vídeo também for legal, é TV a cabo no computador) para matar meu tempo no domingo, entre o sono e uma ressaca de cervejinha e japonês + estendida no Muzik. Não achei nenhum canal de Friends ou qualquer seriadinho despretensioso dos que eu amo asisstir, e quando já estava quase desistindo, eis que acho uma pérola: um canal em que estava passando Jurassic Park, e tava no começo! Como já tinha zuado com meu namorado, Renatinho, o fato do filme estar no "1001 filmes", achei que ele estar passando bem no meu ócio ressáquico era um sinal para eu vê-lo, já que ele é, afinal, um dos "milium" da lista.

Tinha assistido o "Juraci" (sou íntima) no cinema, bem novinha, e lembro que na época, foi muito impressionante.E não é que acabei de ver o filme mais de dez anos depois e ainda o achei muito do bem feito? ÓBVIO que há considerações a se fazer. O roteiro é tosco: criar dinossauros através do sangue de um pernilongo fossilizado, completando o que falta da cadeia de DNA com genes de sapo. Bem ficção científica de sessão da tarde, chamando a gente de trouxa na nossa cara. As atuações também não se destacam, até porque atuar, neste filme, se resume a tomar um puta susto e sair correndo, nada que exija grande talento dramático, convenhamos. Mas a fórmula  funciona e convence, porque "Parque dos Dinossauros" é Spielberg "crássico": grandioso, "efeituoso", minucioso, que faz da técnica a própria narrativa- como vemos em ET e Inteligência Artificial, por exemplo. (Há outros exeplos, mas só posso sustentar meu argumento com os que eu vi! rs)

Eu diria, ainda, que os verdadeiros atores do filme são os dinossauros, fruto de arte gráfica e outros efeitos especiais, muito bem-feitos, sobretudo se pensarmos no avanço da tecnologia cinematográfica daquela época para cá. Em momento algum, achamos os efeitos grotescos ou malfeitos, como acontece com muitos outros filmes da década de 90. No frigir dos ovos, não diria para ninguém que não tenha visto "Parque dos Dinossauros" para assisti-lo. Mas entendo porque o filme rendeu quase US$ 1 bi só de bilheteria, no mundo todo, e entendo porque um grande amigo meu, Rômulo, sempre o defendia. Segundo o "1001", em "Jurassic Park", "o show é mesmo de Spielberg- um show impressionante, de nos deixar na beira da poltrona." Quanto a mim...façam o que eu digo, não façam o que eu faço, mas eu fiquei feliz de ter reassistido Jurassic Park numa manhã ressacuda, admito.

Melhor fala:  When you gotta go, you gotta go.( Do Dr. Malcolm, o paleontólogo que faz a linha "I told you so", interpretado pelo Jeff Goldblum, vulgo Mosca. É dita quando o Malcolm vê o advogado do parque sair do carro em direção ao banheiro, fugindo do T-Rex. Já é ótima por si só, mas me lembrou muito eu e meu irmão na época em que vimos o filme, crianças, dizendo que o cara tinha morrido "cagando de medo". Piada pronta e besta, mas que matava e gente de rir)

Um comentário:

  1. putz, jurassic park! pegou pesadíssimo, jujuca. eu também vi no cinema e também curti MUITO na época, mas hoje não sei se encararia de novo, preguiiiiiiiiiiça total de spielberg, cara. realmente "filmes de criaturas" não são pra mim, eu sou bem apegada à dupla "histórias verossímeis" + "seres humanos"... rs
    confesso que outro dia vi um dinossauro do projac, na novela das 7h, correndo atrás da adriana esteves, e tive curiosidade em saber se - depois de ver aquilo - eu ia ficar com mais vergonha do projac ou de holywood. mas dado ao lapso temporal entre as duas "obras", acho que a globinho - tadinha! - ainda tem MUUUUUUUUUUUITO o que aprender, né? os dinossauros da novela tão mais pra personagem do zorra total, coitados...
    no mais, só de ler "muzik" no começo do texto, já valeu o post! saudadinha...

    ResponderExcluir