quarta-feira, 15 de junho de 2011

Abre los ojos

Título em Português: Preso na Escuridão
Lançamento: 1997 (Espanha)
Direção: Alejandro Amenábar
Atores: Eduardo Noriega, Penélope Cruz, Chete Lara, Fele Martínez.
Duração: 119 min
Gênero: Ficção


"Abre los ojos" ( me recuso a usar o título em português, que parece feito especialmente para a Sessão da Tarde) é o vulgo original em que o remake Vanilla Sky, de 2001, com Tom Cruise, foi feito. Eu já era fã de longa data Vanilla Sky ( e dos ótimos diálogos), no qual a Penélope Cruz interpreta a mesma personagem, Sofia, a mulher dos sonhos- literalmente, e isso a gente só dessobre ao longo do filme- do protagonista, César ( em Vanilla Sky, David). No Vanilla Sky, ela acaba sendo uma grinda exótica, porque o filme é todo falado em Inglês, e ela fala aquele Inglês penelopecruziano, com aquela cara de latina ( que eu acho linda, por sinal, mas inegavelmente latina- e talvez por isso tão linda!)... Em "Abre los ojos", que se passa em Madrid, todo mundo castellanando, ela é só uma gatona interessante que vira a cabela dos homens, sem exotismo pátrio, e este foi um detalhe que me chamou atenção. ( Neste ponto, criei uma teoria de que "Abre los ojos" é mais justo com o ego feminino, como quem diz que você não precisa ser carne estrangeira para ser a mulher dos sonhos de alguém, só uma mulher bacana, inteligente, divertida... como nós! rs) Apesar de ser classificado como ficção, eu diria que o filme é um tremendo de um drama psicológico, com o protagonista César preso o tempo todo em um lapso entre o que é sonho e o que é realidade, depois de sofrer um acidente que deforma seu antes guapísimo rosto. E no fim das contas, o real, que deveria ser o que o César sempre sonhou, acaba se tornando um pesadelo. (Sim, é complicadinho assim!) Tudo isso é feito sem grandes efeitos especiais, apenas brincando com movimentos de câmera e as noções de espaço, tempo e realidade. O resultado é um espectador hipnotizado da primeira à última cena, sem ter certeza de como a sequência vai se sobrepondo( o que aqui, eu considero uma virtude, registre-se!); e um filme que certamente deve ser assistido mais de uma vez, pelo connjunto obra: complexidade do enredo, boas atuações, belas cenas, grandes diálogos. Quem já viu Vanilla Sky deve ver, para comparar; e quem não viu, veja os dois. Eu diria que ambos são geniais, mais "Abre los ojos" é um Vanilla mais honesto, talvez por ter menos efeitos; talvez por ter sido realizado no mesmo idioma em que o roteiro foi escrito; ou talvez apenas porque tenha sido feito antes, e permitido mais experimentações.( e talvez seja só um pouco melhor mesmo!)

Melhor fala: "Ahora mismo estas interpretando, pero no sé qué. Tu boca me sonríe, pero tus ojos temblan. Esto es porque es muy buena. Actriz, quiero decir". (César, ao reencontrar Sofia após o acidente, com o rosto já desfigurado)

2 comentários:

  1. Preciso ver o original, o remake não me ganhou...

    ResponderExcluir
  2. Eu diria que ambos são geniais, mais "Abre los ojos" é um Vanilla mais honesto, talvez por ter menos efeitos; talvez por ter sido realizado no mesmo idioma em que o roteiro foi escrito; ou talvez apenas porque tenha sido feito antes, e permitido mais experimentações.( e talvez seja só um pouco melhor mesmo!)
    e eu acrescento: e por não ter o tom cruise, né? rs... fator que, por si só, já melhora qualquer produção! a mala cientologista é meio canastra, cê não acha, não?
    eu amei "vanilla", já "abra los ojos" confesso que ainda não saiu daquela listinha de desejos que nunca serão realizados... mas não tem problema, confio no seu julgamento e tomo-o como meu, manzota! ;)
    e confesso que desde que cismei que a penélope é a cara da denise fraga (tudo bem que com mais recursos, um javier a tiracolo e um oscar na prateleira - ela ganhou? nunca lembro!), não consigo mais levá-la a sério! rs... mas acho que se rever "vicky cristina", isso passa, né?

    ResponderExcluir